TODA A IRREVERÊNCIA, ALEGRIA E TRADIÇÃO DOS BLOCOS DE RUA

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Desfiles de Norte a Sul

Ainda falta um tempo para o carnaval, mas a animação já está nas ruas. Marchinhas e sambas de enredo tradicionais ecoam por toda a cidade. Até a marchinha Ô Abra-Alas que virou a marchinha da campanha ‘Xixi Não’ lançada durante o desfile do bloco Vira-Lata, no Leblon, ganhou nova versão. Segundo a Riotur, cerca de 30 mil foliões saíram nos blocos neste final de semana. A prefeitura do Rio, que estimava a presença de 5 mil foliões no bloco Vira-Lata, testou a eficiência de seu esquema de organização para o carnaval porque o Vira-Lata carregou 15 mil na tarde de domingo, 13 de fevereiro.

No sábado, a Banda de Ipanema (foto) e o bloco Vem Ni Mim que sou Facinha foram opções para quem saía da praia no final da tarde ou queria se aquecer para o Carnaval. Duas mil pessoas seguiram a Banda de Ipanema, que saiu da Praça General Osório e fez o lançamento da camiseta desenhada pelos irmãos Paulo e Chico Caruso. O Vem Ni Mim que sou Facinha , que homenageia as vedetes de teatro de revista, se concentrou logo depois da esquina da Rua Prudente de Moraes.

No centro do Rio, o bloco Boa Carioca estreou no Carnaval de Rua no por volta do meio-dia, desfilando pela Avenida Chile ao som de marchinhas de carnaval. E transformou o local, normalmente cenário do corre-corre diário de pedestres e passagem de ônibus e carros, numa passarela cheia de bom humor e felicidade. Mestre Odylon - anhador do Estandarte de Ouro como mestre de bateria - comandou os ritmistas.

Quem se atrasou para o desfile do Boa Carioca não ficou frustrado porque bem perto dali, na Rua do Lavradio, o bloco Sem Noção fez seu ensaio regado a muita cerveja para suportar o forte calor. Antes do horário marcado para a concentração já era grande o número de integrantes do bloco e de pessoas que passavam pelo lugar, viram a movimentação e se juntaram ao grupo. O nome é uma brincadeira com as gafes que os amigos cometiam. E o enredo ‘De quatro por quatro a gente chega lá’, ironiza situações do dia a dia e as derrotas da seleção brasileira.

Na Vila Isabel e na Tijuca,respectivamente, os blocos Eu Sou Eu, Jacaré é Bicho D`água e Vou Treinar e Volto Já também foram às ruas ensaiar durante a tarde. Em Santa Teresa, o bloco Maracutaia tocou o tambor no ritmo do maracatu e do frevo pernambucanos para quem esteve na Praça Odylo Costa Filho. E a bateria do bloco do Barbas, em Botafogo, tocou à noite na Praça Mauro Duarte.

No domingo ensaiaram também os blocos Fúria de Bangu, Só Caminha, em Botafogo, e Ai, Que Cimento, em São Conrado. Na segunda e terça-feira, foi a vez da Mocidade Unida de Magalhães Bastos preparar ritmistas e integrantes para os desfiles de 6 e 7 de março.

fotos: Alexandre Loureiro/Riotur

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tv na Cadência

Seguidores

Bate papo de Carnaval

Visitantes

Serviços

Mundo do Samba

  ©Template by Dicas Blogger.